Conferência sobre FIBROMIALGIA

Fundação Sanitus

Conferência sobre FIBROMIALGIA

Fruto das actividades / iniciativa da Dra. Carole Fournaise (Membro do CG da SANITUS) e da relação com o Centro “Khépri Santé”, vai-se realizar em Paris, no dia 13 de Outubro de 2018 um conferência de 3h para médicos, com a discussão de casos clínicos sobre a Fibromialgia. Este evento estará associado à inauguração do “POLE Santé  93”  – que conta com o apoio do Município local.

 

ESTATÍSTICA

Na França, o Ministério da Saúde estima que 3% da população tenha fibromialgia. Cerca de 80% das pessoas afetadas são mulheres. A doença geralmente aparece entre 30 e os 60 anos.

Estatisticamente, parece que a fibromialgia gera um sofrimento muito relevante para cerca de 30% dos casos. O impacto é sentido nas tarefas diárias. Muitos doentes perdem o emprego e não conseguem manter uma atividade profissional estável. Sem mencionar o impacto psicológico da fibromialgia que muitas vezes leva ao isolamento social e profissional, mergulhando as pessoas em precariedade.

 

OS PROBLEMAS

  • A fibromialgia é uma doença que é tão difícil de diagnosticar como de tratar. Os novos critérios diagnósticos de 2010 provam isso. Aparentemente, nenhum teste biológico ou radiológico, nenhum sinal clínico é realmente patognomônico. Nenhum tratamento único é realmente eficaz em todos os componentes da doença.
  • Esta condição multifatorial, difícil de tratar, implica uma abordagem multidisciplinar em que o paciente deve ser analisado na sua totalidade. Este é o novo desafio da medicina de hoje.
    O Dr. Marcelino propõe abrir uma porta para a medicina integrativa. Pretende expandir a prática médica, introduzindo uma coordenação de cuidados ortodoxos de apoio à medicina e cuidados complementares. Esta abordagem terapêutica é aquela implementada por Khépri Santé, priorizando o cuidado de acordo com as necessidades específicas de cada caso clínico.
  • Nesta abordagem terapêutica, a medicina integrativa vai além do corpo físico. O paciente é considerado como um todo, complexo, onde a suas muitas dimensões do corpo-mente são levadas em conta: emoções, história passada, características físicas, educação, ambiente de vida, aspirações … É uma abordagem médica holística.

 

PROGRAMA DA CONFERÊNCIA

  • 14:00: Início
  • 14h30: Apresentação da conferência
  • 16:00: Coffee break e reunião de expositores
  • 16h30: Apresentação de 5 casos clínicos e debates (15 minutos cada)
  • 18h30: Coquetel de encerramento

COMO PARTICIPAR? SAIBA MAIS E INSCREVA-SE EM: http://colloque-fibromyalgie.pole-sante.fr/

Fundação Sanitus