Congresso “Handicapacités” e a Sanitus

Congresso “Handicapacités” e a Sanitus

A Fundação SANITUS lançou o projeto de organização de um congresso sobre o tema “Handicap, Sport et Travail” em 2021, motivando diversas entidades francesas a participarem em 2022.

Após o feliz encontro com o pragmático Dr. Marc Rozenblat (presidente do Panathlon International de França), que muito veio a enriqueceu a ideia inicial, foi criado o neologismo : “Handi-Capacités”.

Sabemos que para superar os vários problemas crescentes no mundo da deficiência, é necessário e urgente mudar mentalidades e padrões  de avaliação médico e valorização socio profissional.

Depois de ter analisado as diferentes implicações, apresentamos durante este congresso um projeto alternativo, baseado no novo conceito de “Handi-Capacités” que visa compensar, melhorar e desenvolver habilidades físicas, sensoriais e cognitivas, e assim substituir o termo deficiência.

O comprovado sucesso internacional deste modelo de desporto adaptado (Jogos Paralímpicos de 2024) totalmente justificado!

O Congresso na Casa da UNESCO também motivou um Livro (GLOBAL e MULTICULTURAL!), que continuará o seu caminho na entrada do “Jeu des Handi-Capacidades” bem como na campanha de cartazes VITABalance-Med inclusivo (iVBM), reforçando a dinâmica de mudança no paradigma atual.

No dia 9 de setembro de 2024, um dia após o término do JOP, ficará na História e marcará oficialmente o início do termo “Handi-Capacités”.

A capacidade de uma pessoa com deficiência, seja ela de origem motora, sensorial ou mental (ou cultural!), será a valorizar, seja num contexto esportivo e/ou na inclusão no trabalho/social.

“Handi-Capacidades” é assim um conceito nobre e original que deve evoluir para o reconhecimento do positivo em cada ser humano, com ou sem défice (motor, sensorial e/ou mental) em todas as sociedades, sem discriminação, com empatia e respeito.

Veja a publicação do artigo nas imagens.